Diferença entre LED Branco Quente e Frio

TEMPERATURA DE COR: DIFERENÇA ENTRE LED BRANCO FRIO, BRANCO NEUTRO E BRANCO QUENTE

Vez que outra você provavelmente ouve falar em Branco Frio e Branco Quente, ou ainda Branco Neutro. Mas, talvez você não faça muita ideia do que se trata, qual a diferença ou apenas ainda não sabe o suficiente sobre. Neste artigo, ensinaremos tudo o que você precisa saber de uma vez por todas sobre branco quente x branco frio x branco neutro.

Abordaremos o assunto, desde sua escala de temperatura a dicas de locais ideais para instalação de cada modelo de cor de luz. Descubra como o uso de forma adequada nos ambientes mais propícios para cada temperatura de cor, pode melhorar 100% seu dia a dia. Confira abaixo!

 

GRADAÇÃO DE TEMPERATURA E TONS DE BRANCO

Há temperaturas de luz ideais para aumentar o conforto e a produtividade, para cada determinado tipo de espaço dentro de uma casa ou escritório. No entanto, primeiro precisamos entender Kelvins.

O QUE É KELVIN EM TEMPERATURA DE COR?

Um Kelvin é uma unidade base do SI (Sistema Internacional) usada para medir a temperatura de cor da lâmpada ou luminária de LED. Quanto mais baixa a unidade de kelvin, mais branca quente (âmbar ou amarelada) a lâmpada de LED ficará. Quanto mais alta for a unidade kelvin, mais branca fria (branca) a lâmpada LED parecerá.

Sendo assim, vamos entender mais sobre os tipos de tons de luz LED!

 

LED BRANCO QUENTE

A temperatura de cor de LED Branco Quente varia entre 2000K à 4000K, sendo essa a tonalidade mais amarelada do espectro (remetendo muito a tonalidade das antigas lâmpadas incandescentes). Seu tom amarelo transpassa a sensação de relaxamento e é perfeita para locais de descanso, pois torna o ambiente muito aconchegante. O motivo disso, se deve a baixa produção de lúmens que o LED apresenta em comparação ao branco frio e branco neutro.

Tendo isso em mente, os locais mais adequados para a instalação da luz branco quente são:

• Quartos;

• Salas de estar;

• Salas de jantar;

• Camarins;

• E, espelhos.

 

Sendo o primeiro e o último a opção de tonalidade mais recomendada para os locais. Visto que para o quarto, o branco quente é menos agressivo aos nossos olhos – auxiliando principalmente no sono. E, para espelhos, o tom amarelado é de suma importância, pois ajuda a manter as cores naturais da pele.

 

LED BRANCO NEUTRO

O LED com tom branco neutro é o intermédio entre os antônimos branco quente e branco frio, sua temperatura de cor ficar em torno de 4000K à 5500K. Sua luminosidade é efetiva em ambientes onde necessitam de atenção, prontidão, produtividade e eficiência. O LED branco neutro, também é comumente chamado de branco luz do dia, pois este modelo é projetado para se assemelhar a verdadeira luz solar ou natural.

Este modelo de cor de luz é geralmente recomendado para:

• Cozinhas;

• Escritórios;

• Espaços de trabalho;

• Salas de estar;

• Lobbies;

• Academias;

• E, áreas ativas de trabalho e vida no geral.

 

Podemos apontar como a maior vantagem do LED branco neutro, a pouca interferência nas cores naturais do local.

 

LED BRANCO FRIO

Por fim, o tom de luz LED Branco Frio tem sua temperatura de cor variando entre 5500K à 9000K, o mais claro do espectro, sendo este o ideal para ambientes que precisem de um alto nível de foco, atenção redobrada e tarefas de alto desempenho num todo. Em contrapartida, e justamente pelo que foi citado até aqui, o uso não é ideal para longos períodos de tempos, visto que a visualização prolongada perturba o ritmo circadiano, não sendo recomendado principalmente antes de dormir. Porém, não há absolutamente nenhuma iluminação melhor para tarefas cruciais que exigem foco máximo.

O uso mais recomendado é para:

• Iluminação de segurança;

• Iluminação de joalheria;

• Iluminação de vitrines;

• Iluminação de varejo;

• Hospitais;

• E, locais que precisem de foco.

Este tipo de iluminação também é muito recomendado para ambientes corporativos, como escritórios, por levar mais segurança ao local. Bem como, ambientes residenciais como cozinha e corredores, pois são locais que precisam de atenção e são movimentados.

 

ENTÃO, O QUE É A TEMPERATURA DE COR DO LED?

Na próxima vez que você entrar em qualquer área de trabalho, observe a temperatura de cor escolhida pela empresa. Isso lhe dará uma ideia do tipo de humor que o proprietário está tentando definir nesse ambiente. Da próxima vez que você estiver criando um novo ambiente de trabalho ou vida, certifique-se de implementar nosso gráfico de temperatura de cor em seu design.

Você sempre pode ligar para nossos especialistas em iluminação certificados para responder a todas as suas perguntas. Podemos ajudá-lo a implementar iluminação LED no seu espaço desde o design até a instalação. Confie em quem entende! Confie na líder!

Sobre a loja

Encontre na Iluminim toda linha LED: Refletores, Luminárias, Fitas, Plafons, Spots e muito mais. Garantia e qualidade de quem atua há mais de 10 anos no mercado e possuí mais de 1.000.000 clientes satisfeitos!

Social
Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

COMERCIAL ILUMINIM LTDA - CNPJ: 23.429.903/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade